Prazos de validade da maquiagem: Como identificar produtos vencidos


Produtos como batom, base, pó, rímel e blush fazem parte do dia a dia de muitas mulheres. Atualmente, o Brasil ocupa a 3ª posição no consumo de produtos de beleza, perdendo apenas para os Estados Unidos e o Japão, líderes mundiais neste setor.

Mas mesmo para aquelas mulheres que se maquiam diariamente, é difícil usar as maquiagens por completo, antes da data de vencimento. É aí que mora o perigo!

De acordo com uma pesquisa realizada pelo College of Optometrists, da Grã-Bretanha, nove em cada dez mulheres usam maquiagem fora do prazo de validade. Gestos como esse podem acarretar sérios problemas à saúde do rosto, uma vez que fungos e bactérias se propagam com facilidade aos produtos, causando irritação, vermelhidão, alergias e infecções à boca e pele do rosto, além de lacrimejamento, ardência e coceira nos olhos.

Como identificar maquiagens vencidas?

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o produtos de maquiagem fechados possuem validade de até 24 meses. Depois de abertos, a vida útil não deve chegar a seis meses. O órgão também determina que a data de vencimento esteja impressa na embalagem dos produtos.

No entanto, algumas empresas disponibilizam essas informações apenas nas caixas e lacres plásticos, que logo são descartados pelos consumidores. Por essa razão, ao se apagarem os dados da embalagem, é importante observar os cosméticos frequentemente, pois podem haver alterações nas cores, texturas e cheiros.

Uma máscara de cílios vencida, por exemplo, costuma ressecar e ficar endurecida. A sombra se torna pouco pigmentada e difícil de aplicar. Produtos líquidos, como a base e o corretivo, começam a empelotar e separar os ingredientes, como se fossem um líquido bifásico. Já o batom e o gloss vencidos, ficam com cheiro ruim e textura seca.

Se houver qualquer dúvida quanto ao aspecto do produto, descarte-o imediatamente!
Foto Reprodução: Sabrina Dalmolin

"Os produtos de maquiagem tem prazo de validade e devem ser trocados regularmente"

Conheça os prazos médios de validade de alguns deles:

Base = 12 meses oil free e 18 meses com óleo
Corretivo = 6 meses líquido e 24 meses cremoso
Batom = 4 anos
Gloss = 12 a 18 meses
Pó, Blush, Bronzer, Sombra e Iluminador em pó = 3 anos
Primer = 6 meses
Sombra, Iluminador e Blush cremosos = 6 a 12 meses
Delineador, Iluminador líquido = 6 meses
Lápis = 36 meses
Máscara de cílios = 6 meses
Filtro Solar = 6 meses

Foto: Reprodução Internet

Dicas de como guardar e conservar a maquiagem

- Os produtos não podem ser armazenados no banheiro, o local é úmido, facilitando a proliferação de bactérias e fungos. As maquiagens devem ser guardadas em locais secos e arejados.

- Jamais compartilhe os seus produtos de maquiagens com outras pessoas! O batom, por exemplo, pode carregar vírus e bactérias preocupantes como a herpes. Quanto a maquiagem dos olhos, é importante manter o uso restrito e individual, pois ao compartilhar você pode correr o risco de desenvolver conjuntivite.

- Lave seus pincéis regularmente. Use um shampoo antiresiduo de cor transparente ou o famoso Johnson Baby infantil com ph balanceado e água purificada, para limpar os pincéis pelo menos uma vez a cada quinze dias.

- Sempre confira a data de validade dos produtos. Para não esquecer, anote os dados do vencimento na sua caixa de maquiagem ou na embalagem dos cosméticos. Desta forma você vai lembrar quando eles estiverem vencidos.

Prazos de validade da maquiagem: Como identificar produtos vencidos Prazos de validade da maquiagem: Como identificar produtos vencidos Reviewed by Camila Marinho on outubro 15, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.