Nutricionista alerta sobre “dietas da moda”


“ Vou fazer a dieta detox, pois perco 3kg em 15 dias”, “ a melhor dieta mesmo é da sopa, em uma semana você emagrece rapidinho”! Essas são algumas das promessas feitas pelas chamadas “dietas da moda”, tipo de alimentação que garante a perda de peso em pouco tempo e com o mínimo de esforço. Por isso, muitas pessoas acabam se submetendo a um regime desequilibrado em questões de nutrientes, e passam por sérios problemas de saúde.

Isadora Nogueira Costa, 19 anos, foi parar no hospital quando resolveu fazer dieta da proteína. Ela passou dias comendo apenas alimentos gordurosos, sem consumir legumes e alimentos naturais. “Fiquei com colesterol alto, tive que tomar medicamentos, e fazer uma dieta restrita para baixar”, relata. 

Entre os problemas causados pelas dietas sem orientação estão: a perda de massa muscular ao invés de gordura, fazendo cair o nível de proteínas no corpo; baixa na imunidade, que pode trazer mais facilmente viroses, ou doenças infecciosas, como a gripe por exemplo. Além de varias outras complicações. 

A nutricionista Wandra Braga Pinheiro, alerta sobre os perigos de fazer essas dietas sem orientação profissional. “Algumas táticas adotadas pelas dietas prejudicam nossa saúde, pois ao deixar de comer, nutrientes como: carboidratos, açucares e vitaminas, o corpo ficará carente. E isso fará com que o organismo não funcione corretamente", explica. 

Ela aconselha que ninguém siga as "dietas da moda", afinal de contas, mesmo que aconteça a perda de peso naquele momento, depois de um tempo a pessoa volta a engordar, não sendo, tão eficiente como se esperava. 

Mudança alimentar – A reeducação é a opção mais recomendável pelas nutricionistas para quem deseja perder peso. Este processo propõe mudanças, como o hábito de comer mais verduras, frutas, carnes magras, substituir carboidratos, beber muita água, o que pode ser uma grande diferença para alguns.

Para a jovem Maria Gabriela, a reeducação foi a melhor alternativa para seu processo de emagrecimento. Graças à mudança de hábitos alimentares ela conseguiu perder 15 quilos. “Com a reeducação alimentar tive mais vantagens em relação às dietas malucas, pois consegui alcançar o meu objetivo de forma mais saudável. Para mim foi a melhor coisa que já fiz na vida, pois pude mudar meu corpo de forma mais leve e equilibrada, sem estresse ou sequelas causadas por uma dieta desregular”, explica. 


As dietas mais praticadas

Dieta da proteína - São recomendados queijo, manteiga, carnes, ovos e frutas oleaginosas e devem ser evitados os de pouca proteína como vegetais, frutas, pão e massas. 

Dieta da maçã – Consumir pelo menos quatro maçãs com casca por dia. Não pode comer carne vermelha e o café é permitido apenas pela manhã, na primeira refeição.

Dieta da sopa - Apenas o consumo de caldos de legumes e verduras no almoço e jantar, no intervalo das refeições a ingestão de líquidos. 

Dieta da lua – Deve-se beber apenas líquidos com baixa caloria por 24h, nos dias de mudanças das fases da lua ou quatro vezes por mês. Consumir apenas água, chás, e café sem açúcar . Também são permitidas sopas batidas e iogurtes. 


- Post feito por Guilherme Miranda (Jornalista)
Nutricionista alerta sobre “dietas da moda” Nutricionista alerta sobre “dietas da moda” Reviewed by Islene Lima on outubro 24, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.